terça-feira, janeiro 31, 2006

“Foi preciso um Camilo – que não era minhoto”

“Eu não percebia nada de nada. Fixava os olhos como perdigueiro marrado. Seguia o deslizar rapidíssimo da corrente do rio donde derivavam pesados cepos de salgueiros, raízes de olmos e matacões de misturas próprias de enxurradas. Tudo em direcção ao mar a desaguar sentimentos. Não me recordo de mais nada. O momento resumia-se total, e hoje percebo que esse contacto, essa iniciação na morte não dá tempo a ideias ou saudades. Era a primeira vez que ficava suspenso, que o mundo me apresentava a cisão absoluta do existente e do inerte. Restava-me andar para a frente secando a cara das rabanadas de chuva que teimavam em carregar mais forte os pensamentos de Sezé. Aquilo para ele também devia ser novidade. O minhoto mexe-se na vida pouco habituado a tragédias no mar; o drama do minhoto é ficar na própria terra e não emigrar; é lutar pela sobrevivência, comer o naco de broa e beber o vinho tinto de Santo Tirso, lavar-se pouco e não fazer a barba. É uma tragédia secundária em que a morte não toma aspectos heróicos. Foi preciso um Camilo – que não era minhoto – para extrair com genialidade as andanças sentimentais e humanas dessa gente nada heróica.”

- pág 24, O Mundo à minha procura de Ruben A., Assírio & Alvim

PS: Obrigado ao pai pelo livro maravilhoso...
PS2: Para quem ainda não esteve com a Soni, ela está óptima e com boas razões para estar feliz (ah, ah, ah, que desta vez é que não sou eu o corno...)
PS3: As melhoras para a J, que por estar em casa doentinha, devia dedicar-se mais à escrita no blog.....hum?
PS4: Toca-me a mim dar-vos conta de que o jantar está definitivamente marcado para dia 10, portanto, aqui vai: O jantar está definitivamente marcado para dia 10.

1 comentário:

Anónimo disse...

nao tenho nada para contar! NAO SE PASSA NADA NA MINHA VIDA BUAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH :( mas a soniii está feliz!!!!!!!!!! eheheheehhe quero saber, quero saber, quero saber, quero saber... vá lá...alguem que me conte depressa! :)

beijinhos pra todas :)

.j.