quarta-feira, dezembro 05, 2007

as coisas eu aprendo

A surpresa:
diz a professora iêlêna que os patos na Rússia fazem tchiê tchiê tchiê. Se calhar, fazem muito bem, porque quac quac pode, em determinadas circunstâncias, ser um bocado informal. Ou então é da gripe e os nossos patos estão atacados dos brônquios. Ainda estive para perguntar que som fazem as galinhas russas, mas depois tive medo de não aguentar o clash cultural.

A queda de um mito:
ainda não aprendi quase nenhuma palavra que terminasse com o som ski. Sinto-me defraudada pelas dezenas de filmes americanos que preencheram de forma tão pitoresca a minha adolescência, nos quais víamos representados todos os estereótipos soviéticos – do casal velhote com a vodka ao perseguido e deportado para a Sibéria. Esteriotipiski? Perseguidiski? Deportadiski? Não? Defraudada, camaradas! Defraudada!

4 comentários:

Anónimo disse...

essa diferença dos patos russos não é uma questão cultural.. passo a explicar: os patos são da rússia, certo? se são da rússia, estão enregelados.. logo, constipam-se!! que dá em quê?? espirros!! esse "tchiê tchiê" que a prof refere será nem mais nem menos que o sotaque russo para o nosso "atchim!" :)
agora mais a sério, se os nossos cães fazem "ão ão" e os dos ingleses "woof woof", os dos russos então devem ser de escangalhar a rir!!
agora, cómico mesmo é pedir a alguém de outro país para imitar uma ambulância ou um comboio!! experimentem! é do melhor!!

quanto aos americanos, que eles não são de confiança já se sabia.. levámos sempre de forma mais ou menos declarada com os estereótipos dessa gente "tão" informada.. (sabiam que até há pouco tempo nos filmes de hollywood os "bons" conduziam sempre carros americanos e os "maus" carros europeus?)
pois é, não nos podemos mesmo fiar nos americanos.. é que nem as palavras são todas acabadas por "ski" nem camarada se diz "komrad"!! eu russo não sei, mas posso dizer que "camarada" soa a qualquer coisa parecida com "tavares" (o que até dá azo a piadas com portugueses que têm esse apelido)...

eu gostava de saber é onde é que eles foram buscar o "komrad"...

jorge correia disse...

excelente blog, continuem meninas!!

visitem o meu;)

mines disse...

Isto é uma chatice até porque da próxima vez que me magoar já não sei o que dizer (sendo evidente que o "ai" não é instintivo e que o "auch" me denuncia a americanização...). A ver...

Anónimo disse...

se te magoares podes dizer "ité" (japonês para "ai" lol)