quinta-feira, maio 04, 2006

Ate lhe podemos chamar "Eutanásia"...

Amanhã tenho de tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida... Tenho de decidir se o meu cão deve continuar vivo ou não... Nem imaginam como isto é custoso!
Só para que tenham uma pequena ideia:
- dados biográficos:
> Nome: Zackas
> Data de Nascimento: 22.05.1994
> Descrição: rafeiro de pêlo longo, branco com manchas castanho claro, +/- 40cm de altura
- Quadro clínico:
> paralisia parcial dos menbros posteriores (70%)
> falta de apetite
> falha de funcionamento intestinal
> apatia temporária (de vez em quando fica sem qualquer reacção, essencialmente no que diz respeito a pessoas que menos aprecia)
> não ladra nem emite qualquer tipo de gemido.
Como podem perceber, a situação não tá¡ nada fácil... Amanhã termina o tratamento que o veterinário lhe está a administrar... no final, se não houver qualquer mudança de reacção, da parte do médico não resta mais nada a fazer... o meu canito só tem uma ligeira sensibilidade nos dedos das patitas de trás, não se aguenta de pé, e, mesmo nas patas dianteiras já está a tornar-se complicado... A parte pior é que, como não consegue manter-se em pé, tem de urinar deitado e já está com uma dermatite, principalmente no escroto, o que lhe provoca dores horríveis...
Não sei mesmo o que fazer...
Hoje já consegui que comesse directamente do prato, sem ser de seringa... já bebeu água também sozinho e atá já rosnou à  minha primita :) mas isto é momentaneo, porque depois volta a ficar apático e com tremores...
Eu sei que ele deve estar a sofrer, mas não quero desistir nem quero que ele desista... ele faz parte da minha vida... são doze anos aqui! Nasceu aqui, cresceu aqui comigo...
Digam-me: qual será a postura mais correcta a adoptar?
Será a vontade dele morrer? Se ele pudesse falar, estando no seu perfeito juízo, o que escolheria? A vida pacata que sempre teve, mas agora com limitações?
O que faço?

2 comentários:

IB disse...

sonita, apesar de tudo, ele não é racional. o que é a vida de um cão? correr, ladrar, rosnar, brincar, implicar com gatos e afins e dormir. se ele não pode disfrutar da sua corridita... amiga... com o sofrimento disto tudo... apesar de tudo o k viveram... às vezes é melhr just let it go....

.j. disse...

Depois de ler o teu texto e o comentário da inês, acho que o melhor a fazer é pedir ao médico que o deixe morrer da forma menos penosa. Deve ser difícil para ti, mas pensa no sofrimento do Zackas... tens de te agarrar aos bons 12 anos que passaste com ele e permitir que ele tenha uma morte digna. É curioso estar a escrever isto sobre o teu cão, quando penso exactamente na mesma coisa para qualquer pessoa. Não há grandes diferenças entre os laços de dor e amor.