quinta-feira, outubro 18, 2007

qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

Ou melhor: qualquer semelhança do cirílico com o nosso alfabeto é pura coincidência e qualquer assumption relativamente ao som de cada letra está, muito provavelmente, errada.

Porquê? Ora, eu passo a exemplificar com uma palavra muito usada universalmente. Sim em russo diz-se . Sim em russo escreve-se ga. Sim em russo com letra de imprensa tem a seguinte forma дa.

Caso para dizer: “What the foink?!”

Duas horas de aula e sei seis letras do alfabeto. Yap. Seis letras. Isto porque há que aprender as quatro formas gráficas de cada letra, o seja, as duas de imprensa mais as duas no formato escrito. Ah! E mais o som de cada uma...que, escusado será dizer, não lembra ao diabo. Entre aprender a reconhecê-las, a desenhá-las, e a dizê-las... palavra que não sei o que será pior.

Caso para dizer outra vez: “What the foink?!”

Boas notícias: o verbo ser (cujo som em português, segundo diz o Rodolfo e muito bem, se assemelha a uma qualquer interjeição bufada, tipo buit) não se conjuga no tempo presente e nem sequer se usa na construção das frases! O que, evidentemente, soa a qualquer coisa tipo: “Eu Inês” ou “Isto caneta”. Mas é um ponto positivo no meio de tanto nó no cérebro.

Lembro-me de um texto que li há algum tempo sobre as maravilhosas vantagens para a saúde metal que surgem das connections cerebrais que são feitas na aprendizagem e uso de uma língua totalmente diferente daquela em que normalmente nos expressamos. Acho que o vou procurar a ver se me dá algum incentivo, já que, ao fim da primeira aula ainda não aprendi palavrão nenhum. Desmoralizador, no mínimo.

Da svidania!, ou melhor tchauzinho!, ou до cвидaния! Mas só para as que foram capazes de ler este post até ao fim sem no seu íntimo pensarem: “Esta gaja é doida se acha que algum dia vai ler Tostoi no original”.

Agora, uma última vez, todas juntas e com ar de parvas: “What the foink?!”

4 comentários:

IB disse...

LOOOL! isso do verbo ser é um bocado "tu jane, mim tarzan", não? e para que é que uma pessoa quer ser no presente? ser ser é ser no futuro! ;)

mines disse...

Babe,tu e eu estamos na mesma página. De facto, para que é que uma pessoa quer ser no presente?

Honra seja feita ao rodolfo que à saída da aula coloca a seguinte questão: como é que se canta em russo aquela música do anúncio do Abrunhosa,do "eu estou aqui?"

lol

IB disse...

LOOOL


observação muito pertinente essa! aliás, acho que devias escrever ao sr. abrunhos a colocar essa mesma questão e a propor uma alternativa!

.j. disse...

Maria Ines, estou contigo: What the Foink? :)

.j.