sexta-feira, fevereiro 03, 2006

borboletas e sonhos


©.joana. | 2004


«Que aprendeu com Joyce?
Nada.»

Resposta dada por Vladimir Nabokov,
in The Paris Review, Outubro 1967.
Agora presente no livro «Opiniões Fortes», da Assírio & Alvim


Meninas,
há dias em que ler, andar, comer, beber café, etc, não interessa assim tanto. Qualquer coisa maior, e mais forte, ocupa o espaço todo. Quero dizer, o sonho. A arte de passar o tempo a suspirar por coisas ao longe. O gosto por uma certa inocência, ferramenta de criança, ficar a olhar para o tecto - ou somente para a luz - a pensar... Assim estou por causa do Euro Milhões. Não é que tenha jogado, ainda não joguei, e digo ainda porque estou a ponderar seriamente fazê-lo, mas, sim!, tenho para mim que o EuroMilhões é um fenómeno maravilhoso, alavanca de sonhos de meio mundo, alegria maior entre as desventuras do quotidiano, e... e são tão bonitas (e tão inocentes!) certas respostas de quem já apostou:

«vou comprar um tractor novo»
«ajudo a aldeia toda»
«compro uma casa para cada um dos meus filhos»


E por aí fora. Com certeza já ouviram frases assim. E, pronto, numa altura em que melhoro da gripe (aquela fase quietinha e caladinha, em que tenho mais cuidado comigo), penso nisto, na vontade de conseguir sonhar, no absurdo da vida quando perdemos essa magnifícia capacidade, em como sou estúpida quando, por vezes, levo a vida demasiado a sério e só penso na angústia de não conseguir ler todos os livros em simultâneo ou não ter todos os álbuns que gostaria ou, pelo lado mais terreno da existência, quando passo horas de atormento a pensar em arranjar um emprego, ter uma casa minha, um carro, etc. Arghhhh, como consigo ser mesquinha! Devia era aprender com o Nabokov e prestar mais atenção às borboletas...

1 comentário:

mines disse...

Sem querer cortar a doçura do texto, promete-me que no dia em que jogares no euromilhões, jogas comigo! Pá, no dia em que apostares, ganhas, por isso, temos que partilhar todas o feito (e o prémio....lol).
Até propunha o seguinte: dia 10 compramos um bilhete todas e logo se vê, mas com essa sorte inata, mulher, o prémio já cá canta (e nem precisa ser o primeiro ou o segundo...lol).
PS: Não te esqueças de ligar à Soniii...