sábado, agosto 04, 2007

cognitive dissonance ou "sai deste corpo, demo!"

"Humans cannot tolerate dissonance for long, so they ease the tension by making a change in belief or attitude—and justifying the change. (...) when we make an important commitment, the mind instinctively seeks out proof that we've done the smart thing." - do colunista Wray Herbert esta semana na Newsweek.

Nós as mulheres já sabíamos disto há muito tempo. Anos e anos em sapatarias e de cartão de crédito na mão (a espancar à bastonada o bonequinho com a auréola e ar de tazo que nos grita aqui por cima da orelha esquerda "you really...really can't afford this", enquanto o outro - o dos corninhos, que até tem o discurso mais articulado - desfila pela montra em passo lento a fazer a listagem das vantagens de tão desejada compra) provam a teoria de que na realidade estas lojas nos provocam os raciocínios mais elaborados. Para justificar os rituais mais estapafúrdios. E mais necessários.

PS: Não sei se vos disse...mas hoje no Artes chegam as novas Laga. Portanto, até me soube bem fazer o discurso do "o pão engorda" antes de me enfiar na padaria.

1 comentário:

Jobove - Reus disse...

pasava por este blog para saludarlos

besos desde Catalunya