sexta-feira, junho 29, 2007

we'll always have... Paris

está tudo ao contrário... e até por cá passam notícias sobre Paris. não a cidade. não... a socialite mesmo... o Leno já goza com isso


e, finalmente, uma jornalista insurgiu-se com o alinhamento que tinha como lead story, a saída da "so called porn/erotic/soft-porn/socialite star".

vai lá mika! antes se vissem atitudes dessas por cá quando, notoriamente, se começam a encher chouriços em directo...

Duas semanas sem net

e como não vale a pena fazer isto


prometo idas a um cybercafe para matar saudades e dar conta dos progressos no bronzeado. Vale chicas?

segunda-feira, junho 25, 2007

bámos a balongo? ai num é! é a suuuubrádo!!!!

finalmente as meninas obtiveram permissão do padrinho de valongo (ai não é valongo, é sobrado!) para visitar as maravilhosas festas de são joão.

uma vez chegadas, e após a revista corporal nos balneários das piscinas (sim que sobrado tem piscinas! o padrinho é generoso!), pudemos ver e beijar o cachucho do padrinho araújo.

após alegre e doce (dociiinha!!) confraternização na mansão (e após inspecção e visita guiada tanto à dita como aos armazéns alimentares que abastecem a população - que durou à volta de cinco horas para completar a ronda completa dos dois hectares de terreno que compõem as instalações), pudemos ver de perto a população ululante que rejubilava em frente à dita mansão. feliz porque, este ano, o padrinho permitiu os festejos além das 10 da noite, mantendo o fornecimento de electricidade aos feirantes.

a j como trazia o platão, não teve permissão para avançar para a festa (casca dura ali só a nossa sonii!) ;)

portanto, e para que fique para a posteridade, e à revelia do padrinho, rezando para que ele não descubra, EU consegui "infiltrar" a j na festa! sim!!! era ela!!! meninas, desculpem não vos ter contado antes mas a j era O bugio que posou connosco.... um momento a recordar!

Mas como és tu enquanto pessoa?


Minhas caras, serve esta minha breve passagem pelo blog das meninas para deixar a frase da minha vida... Inspirado e adaptado da personalidade da menina anita.





Viagem atribulada...

Obrigado por terem vindo!
Infelizmente, não vos pude mostrar o melhor da festa, o mais característico da lenda... mas o mais importante foi ter conseguido juntar as meninas, nem que fosse por dez minutos!
Obrigado (mesmo) por tudo!
Espero que tenham feito boa viagem...
Para o ano há mais (e nos seguintes, também...) e espero conseguir mostrar-vos isto direitinho...
Beijinhos a todas as minhas meninas*

sábado, junho 23, 2007

bartleby e companhia + a trilogia de Nova Iorque

"Paul Auster y Enrique Vila-Matas dialogan en Nueva York sobre sus literaturas y sus obsesiones."
Encontro no Instituto Cervantes. Today no El Pais. De meter inveja. Mais pelo Vila-Matas que parte a louça de todas as vezes.

sexta-feira, junho 22, 2007

Então, moças, temos encontro marcado em Valongo no Domingo ou nem por isso?

quinta-feira, junho 21, 2007

isto funcionava assim:

Namorava-se na Escócia por causa dos scones, do sotaque e dos babes de saias, perdão, de kilts.
Comia-se em Itália por causa das pizzas em forno de lenha. E porque ninguém nos podia acusar de sermos mulheres de gestos largos.
Estreava-se um casaco de inverno em Londres, mesmo em Julho, que é onde o mundo aprendeu a ser mal disposto mas que é também o sítio onde melhor se respeita o metro mínimo de distância interpessoal. Absolutamente necessário.
Gastava-se dinheiro em Nova Iorque por causa dos livros. E andava-se a pé. Para passear os sapatos.
Rompia-se o namoro na Grécia, para evitar futuras queixas de falta de dramatismo.
Ressuscitava-se a paixão depois em Praga. Porque sim.
Ia-se a exposições em Espanha, porque eles sabem organizar estas coisas como deve ser e são rapazes de bom gosto.
Ouvia-se à noitinha boa música no Brasil, que é terra que Deus partilha com Iemanjá e, na dúvida, mais vale apelar aos dois. Ao mesmo tempo.

Depois voltava-se ao Porto. Para não se perder o sentido de humor.

quarta-feira, junho 20, 2007


Um beijo graaaaaaaaaaaaaaaande e com sotaque do Norte para as minhas meninas!!!

terça-feira, junho 19, 2007

Bugiadas e Mouriscadas






Antes de mais, (e apesar de saber que isto não é justificação) peço desculpa por ter estado tanto tempo ausente do blog, mas tenho andado "enterrada" em trabalho, podendo a isso somar-se umas quantas dores de cabeça e uns pais de cama... Nada que não se vá ultrapassando...

Mas aproveito esta oportunidade para duas coisas muito importantes:

1.:PARABÉNS, .J.!!!
Sei que já é tarde, mas aproveito para reforçar a ideia :)
Espero que o teu dia tenha corrido lindamente!
Parabéns pelos 24 aninhos e parabéns pela nova casa! :)

2.: Já surgem boatos de um lanche marcado para a tarde de S. João, na Invicta...
Como se devem ainda lembrar, esta é uma altura crítica para mim pois tenho festa de S. João literalmente à porta de casa, mesmo no dia 24!
Uma vez que pretendem estar pelo Porto, estão oficialmente convidadas assistir à festa de S. João de Sobrado - também conhecida pelas "Bugiadas e Mouriscadas". É uma tradição e uma lenda que tem atraído imensos curiosos, principalmente na área etnográfica, merecedora de várias reportagens na RTP2, bem como vencedora de um prémio de documentário na "Porto 2001 - capital europeia da cultura".
Para mim seria um prazer enorme receber-vos cá em casa... penso que já só falta mesmo visitarem a minha santa terrinha :)
Se isto servir de incentivo, não vão faltar iguarias para satisfazer a gula das meninas e ainda(!!!!) - vejam lá se isto não vos é familiar:
- "Menina não paga mas também não anda!
ou então:
- "Mais uma voltinha, mais uma moedinha!"
É verdade, não faltam carrosséis por estas bandas.
A verdadeira festa tem início por volta das 13h e dura até às 20h... Fico a aguardar a vossa visita...

(Enquanto isso, deixo-vos aqui alguma informação sobre a festa - pode ser que este argumento vos mova...)



Festa da Bugiada
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Festa da Bugiada é uma manifestação popular tradicional que se realiza anualmente, no dia 24 de Junho, sob a invocação de S. João, na vila de Sobrado, município de Valongo. É uma tradição antiquíssima, que se desenrola sob a forma de uma luta entre mouros e cristãos, designados localmente por Mourisqueiros e Bugios, respectivamente.
A Festa da Bugiada tem por detrás uma lenda transmitida oralmente de geração em geração, que remontaria ao tempo em que os muçulmanos ocuparam boa parte da Península Ibérica. Essa lenda dá conta da disputa de uma imagem milagrosa de S. João, detida pelos Bugios, a que os Mourisqueiros pretenderiam também recorrer para salvar a filha do seu rei.
Esta manifestação desenrola-se sob a forma de danças. Os Bugios, sob a condução do Velho da Bugiada, vão mascarados, vestidos de roupas garridas, levam penachos de fitas na cabeça, guizos por todo o corpo e castanholas nas mãos. São, habitualmente, em número de várias centenas, de todas as idades, e fazem uma enorme algazarra. São o lado folião e telúrico da festa. Os Mourisqueiros são comandados pelo Reimoeiro. São rapazes solteiros, em número de algumas dezenas. Usam um fato colorido e listado, na cabeça levam uma barretina cilíndrica, ladeada de espelhos e encimada de plumas, usam polainas e, na mão direita, transportam uma espada. São o lado organizado, apolíneo, militar, da festa.
Depois de várias danças que têm início manhã cedo, o clímax da Bugiada atinge-se quando, ao fim da tarde, cada uma das formações sobe ao respectivo castelo e se inicia a guerra, acompanhada, em simultâneo, de trocas de "embaixadas" e de "negociações diplomáticas". Não havendo acordo, os Mourisqueiros atacam o castelo Bugio e levam o seu Velho preso. Quando tudo parecia terminado, os Bugios recorrem a uma gigantesca Serpe, aparecem de rompante aos Mourisqueiros, libertam o seu chefe e cada formação vai fazer a respectiva dança final em seu sítio. A Bugiada não é, porém, constituída apenas pelo que se passa em torno da tensão entre Bugios e Mourisqueiros. De facto, há três outros tipos de manifestações populares tradicionais que se entremeiam nesta festa, trazidas possivelmente, de outras festas. Uma delas é o conjunto de cenas de crítica da vida local e nacional, típicas da época carnavalesca. Outra é o ritual da lavra da praça, em que as operações de lavrar, gradar e semear são feitas na sua ordem inversa. Finalmente, a mais espectacular é a chamada Dança do Cego ou Sapateirada, uma cena curiosíssma de teatro popular, em que se evoca a perturbação causada numa comunidade local pela chegada de um cego que viaja de terra em terra, guiado pelo seu moço.
A festa mobiliza boa parte dos habitantes desta populosa freguesia do Grande Porto. Informação complementar:
- Bugios e Mourisqueiros
- Bugiada: Festa, Luta e Comunicação

24 aninhos


e uma foto do Kertesz ("Circus" Budapeste, 1920) de presente para quem já estava farta de ter 23...Parabéns à J!

domingo, junho 17, 2007

Novidade do dia, da semana e do mês:

Hoje, eu e o r. encontramos a casa da nossa vida (pelo menos nos próximos anos). Se tudo correr bem mudamos ainda este mês. É uma bela casa, com uma bela varanda e um belo jardim (e belas divisões, sendo que uma será um belo escritório). É na Avenida de Roma - para as portuenses que desconhecem a zona adianto apenas que é simplesmente a MELHOR e A MAIS BONITA avenida de Lisboa. Tem tudo perto, desde o Frutalmeidas (melhor frutaria da cidade...), a Livraria Barata (bonita e aberta até nos dias mais improváveis), ao melhor cinema (King), uma boa piscina (de Alvalade) e até até o Hospital Júlio de Matos, vulgo "Casa Amarela" - nunca se sabe quando é que o r. ou eu precisaremos de uma consultita... ou internamento... Ah, e não me posso esquecer do metropolitano mesmo à porta... Tudo isto no centro da cidade e, em simultâneo, afastado do barulho, da poluição e da insegurança sentida noutras zonas....

Posto isto, comecem a pensar num grande "ajuntamento" de meninas em meados de Agosto (Julho será tempo de afinar agulhas e dar um salto até ao Algarve) na dita casa.

*

ps.: estou mesmo feliz, mudar de casa começa a ser um dos meus passatempos preferidos na capital :)

sábado, junho 16, 2007

lucky girl

Se eu fosse uma rapariga de muita sorte e a ventoinha do meu computador tivesse funcionado hoje às 5, ainda tinha dado tempo de vos avisar para ouvirem “Gershwin in Blue” pela Orquestra de Jorge Costa Pinto em directo do CCB na Antena 2.
É que vai bem com tudo. Até com o estudo. E, como era de prever, não desiludiu.

quarta-feira, junho 13, 2007

Make peace...

Olá babes!!!

Sim, mereço uns bons açoites; eu sei!!! Pior ainda, nem sequer tenho a desculpa do "ah e tal tenho andado muito ocupada!". Na verdade, não tenho escrito porque estou de relações semi-cortadas com este blog desde a última vez em que, depois de escrever um post com tamanho a4, o computador encravou e o mesmo, não só não ficou publicado, como me foi impossível reaver o texto. Enfim... cá estou eu numa nova tentativa.

Ao contrário do que acontecia anteriormente, a minha vida profissional corre bem, muito bem, aliás! A verdade é que também ainda estou em lua-de-mel :) mas parece-me que as coisas têm tendência a manter-se calmas.

Quanto ao resto, não é bem assim... Encontro-me a atravessar o grande vale da rotina relacional, o que me tem toldado o pensamento e as acções!! Não sei muito bem em que pé está a minha relação, mas não me parece que seja o direito (remetendo esta última observação para a analogia que sempre é feita entre o pé direito e a boa sorte:)) Mas a verdade é que também não me quero pronunciar muito sobre este assunto!! Se por um lado me apetece falar disto incessantemente, por outro parece-me melhor não dar mais importância do que isto merece. Como diz uma menina muito sábia "quanto mais olhas para uma coisa, mais ela se expande fisicamente!" - Minês, esta observação ganha o prémio do mês!!! Poucas vezes ouvi algo tão acertado!!!

Em resumo, preciso de um jantar - de preferência um em que todos os membros deste clã poderosíssimo de meninas esteja presente!!! Preciso de falar sem pressas, de me demorar nos detalhes... porque tenho a sensação de que, nos últimos dias, a minha vida e a minha cabeça andam a uma velocidade superior aquela que seria de esperar... Mas isso são apontamentos que têm que ser personalizados.

Só para terminar este post da melhor forma, deixo-vos aqui uma imagem inédita; eu, numa outra vida!












domingo, junho 10, 2007

Amigas, venho por este meio "confessar" que me encontro totalmente nas "mãos de Deus". senão, vejamos:

- por vontade Dele, não consegui ir ao Porto este fim-de-semana. Noutros tempos, uma situação idêntica receberia da minha parte um saco cheio de palavrões, mas por agora apenas me ocorre dizer "amén"...

- já agora, aproveito para perguntar se alguma das meninas foi (ou tem ido) à Feira do Livro? Eu fui ontem, por volta das 22h30, e, tendo em conta o assunto principal deste post, vale a pena revelar que, entre outros livros, acabei por adquirir a vida de S. Francisco de Assis, da Teorema.

Conclusão: a minha vida muda à velocidade da Luz! Torna-se cada vez mais urgente estar convosco para reencontrar a verdadeira .joana. :)

segunda-feira, junho 04, 2007

50 anos de Picture Post


"Street Games" de Thurston Hopkins / Getty Images

Mais fotos na Time.

sábado, junho 02, 2007


Fotografia de .j.

Amigas, se Deus quiser, no próximo fim-de-semana, estarei pelo Norte. Jantamos? Almoçamos? Lanchamos? Sim? Sim? Sim?